quarta-feira, 16 de março de 2011

 Hoje o Ricardo tem 5 anos, desde que eu fui a Espanha pela primeira vez (já la vão 2 anos), ele nao teve mais ataques epiletricos.
Foi para o infantario, e está a conviver com crianças ditas «normais». Tem uma auxiliar só para ele a qual eu agradeço imenso ao infantário, tem uma educadora que o ajuda imenso também com o apoio de outra auxiliar.
 O Ricardo está a ter acompanhamento na associação Paralesia Cerebral de Braga com terapia da fala, ocupacional e hipoterapia, também tem pela segurança social terapia da fala e ocupacional e uma educadora especial que vai umas horas 1 vez por semana. É pouco o apoio que o nosso estado dá a estas crianças, só se safa quem tem alguma disponibilidade financeira, porque eu estou a pagar para que ele tenha também apoio particular, mas o que intereça é que o Ricardo vai evoluindo à maneira dele, mas vai.
 Começou a andar aos 3 anos, com muita ajuda da fisioterapeuta que o acompanhou durante 3 anos a qual eu agradeço imenso o apoio, carinho e dedicação que ela teve para com o Ricardo, e um ano depois disse Mamã, agora diz bola, bobó, água, hohó, au-au.
A palavra que mais deixou o pai feliz foi papá, algum tempo atrás disse «olá papá!», agora imaginem a alegria do pai que é o que mais sofre com isto tudo.
 Custa-lhe ainda aceitar, mas aos poucos eu vou-lhe fazendo ver que com o tempo as coisas vão melhorar.
 Tenho mais 2 filhas, uma com 15 anos quase 16 e outra com 11 anos, sei que às vezes não lhes dou atenção que eu gostava, ter uma criança assim não é facil ainda por cima o Ricardo é uma criança hiperativa, já está medicado, mas mesmo assim não é facil, mas é uma alegria vê-lo correr, mecher em tudo... não escapa nada :), sobe e desce  escadas, baloiços, escorregas, pinta as mantas... :)
 Uma coisa é certa, o Ricardo cumpre ordens e regras como uma criança qualquer, eu lido com ele com muita firmesa e percistencia, não vai á primeira mas continuo a incistir até lá chegar.
 Hoje passa a dizer olá a todos, já o levamos à casa de banho a fazer chichi e ele faz, pote não o pode ver. Come pela mão dele, ainda faz alguma sujidade, mas come (sopa não é com ele).
 É assim, nós vamos vivendo um dia de cada vez, com muita luta nao desisto, cada dia é uma conquista.
 O sorriso que o Ricardo tem dá-nos muita força.
 Agradeço a todos que têm ajudado o Ricardo até este momento. O meu MUITO, MUITO OBRIGADO.
      
     A vida é feita de momentos
     Momentos que devemos vive-los com muita emoção
     Emoção é ver que o trabalho dá frutos
     Frutos é a maravilhosa familia que eu tenho.

              Conceição Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário